domingo, 30 de maio de 2010

A importância do "NÃO"

Neste fim de semana refleti profundamente a importância do não em nossas vidas e na educação de uma criança.
Por que? neste fim de semana tive que dizer a maior quantidade de não que já falei na minha vida...
Ai então, iniciei uma reflexão do que esta palavra significa na minha vida e na vida do meu pequeno.
São tantas teorias que chega a dar medo... será que estou fazendo certo???? Com certeza eu não sou a única pessoa a estar perdida nesta montanha de informações...
Pensei muito e cheguei a conclusão que o "NÃO" é uma constante em nossas vidas... e ele é muito importante...pense bem... esta palavra abominada por muita gente serve como um viés em nossa existência. Vivemos em sociedade e precisamos respeitar regras.
Por que nossos filhos não?
Precisamos aprender a dizer não de uma forma positiva... mas como viver este paradoxo?
Calma... temos solução para quase tudo.
Pode ser muito complicado dizer não, mas pense... é preferível uma carinha triste ou uma chororô por alguns minutos a um problema gigante no futuro.
O "NÃO" para ser positivo deve ser seguido de uma explicação..." você não pode fazer isso porque...."
E se o limite é ultrapassado? Ai vem o famoso castigo... e adianta?
Ahhh adianta sim!!! é muito chato colocar uma criança de castigo... por quê muitas vezes você sente muito mais o castigo do que ela. Pense! isto é necessário!É bom lembrar... castigo é diferente de repreensão.

O que é importante demonstrar?
*Que os adultos também respeitam regras;
*Que os limites existem e quais seus motivos reais;
*Comunique antes qual será a punição para tal ato e dê uma chance para que o pequeno possa pensar... eu conto até 3 vejo se ele desiste... se não houver desistência a punição é aplicada.

Dicas muito importantes!!!!
Deixe claro que a punição é pelo ato e não pela pessoa;
O castigo não deve humilhar seu filho e sim faze-lo refletir do que fez.
Use o afeto para ensinar o que é certo ou errado e repita o NÃO quantas vezes for necessário.

E o mais difícil de todos ... Dê exemplos... como podemos cobrar algo de uma criança se não fazemos?

Fica o ensinamento deles pra nós... precisamos mudar nossas atitudes muitas vezes...
Olha os pequenos nos ensinando!!!!
Com certeza é muito mais fácil "empurrar com a barriga" , fazer "vista grossa"...
Somos responsáveis pelos adultos que os nossos filhos serão...

Uma boa semana para vocês!!!!
Ai embaixo tem um vídeo que marcou a minha vida.
Ele me ensinou a usar a imaginação!



3 comentários:

Ju Dalzoto disse...

Olá mamãe!!!
Adorei seu blog e estou seguindo vcs viu?!

E este post sobre o não... que coisa hein?! Tb sou assim, digo "nãos" e as vezes rola um castigo por aqui tb, mas se a gente tem certeza de que é este o caminho certo e que os limites tb são demosntrações de amor, fica menos difícil não é mesmo?!

Bjokas e uma ótima semana pra vcs!!

Ju Dalzoto disse...

Olá mamãe!!!
Adorei seu blog e estou seguindo vcs viu?!

E este post sobre o não... que coisa hein?! Tb sou assim, digo "nãos" e as vezes rola um castigo por aqui tb, mas se a gente tem certeza de que é este o caminho certo e que os limites tb são demosntrações de amor, fica menos difícil não é mesmo?!

Bjokas e uma ótima semana pra vcs!!

Mãe canguru disse...

Oi Jú!!!! Obrigada pela visita!
Pois é! temos tantas informações e teorias... mas acho que seguir nosso coração pensando sempre com amor é o que mais vale!
bjkas
Karla