terça-feira, 4 de maio de 2010

Super protetora eu?

Há uma semana uma grande dúvida me ronda...
Será que eu sou uma mãe super protetora?
Poxa, eu não quero ser...
Mas, me pego muitas vezes super protegendo não só meu filho como meu marido.
Ahhhhh isso não é nada bom.
Como comecei a notar isso?
Bem, observei que meu filho jogava os brinquedos no chão eu juntava e não o ensinava a juntar (porque é mais fácil!);
Dava comida na boca ; sempre me antecipava aos pedidos dando tudo na mão... e tantas outras coisas... então o sinal de alerta ascendeu quando a professora me chamou e disse que ele não comia sozinho, não brigava por brinquedos e estava muito na dele.
O que eu acho que é amor e zelo não é bem assim como eu estava pensando... Quero criar um ser pensante, um carinha que luta por seus objetivos.
Tenho que mudar urgente, mas como?
Já iniciamos algumas mudanças, sei que são lentas.
Agora meu pequeno ajuda a colocar a mesa para o jantar, junta os brinquedos , bebe iogurte sozinho em copo sem tampa e ajuda a limpar quando deixa cair no chão.
São pequenas mudanças mas que já estão fazendo grandes diferenças.
É claro que todas estas tarefas são recheadas de brincadeiras, pois afinal ninguém é de ferro!

Aqui vai algumas dicas de leituras muito legais ... comprei e já devorei!

" Seu Filho - de 2 a 3 anos' explica como incutir noções de disciplina, sem cercear a criatividade e a independência, as formas de estimular o apreço pelos livros - que ajuda, no futuro, no processo de alfabetização -, o melhor cardápio para seu filho, sem excluí-lo das refeições diárias da família, porque a criança nem sempre gosta de compartilhar seus brinquedos e a atenção dos pais e o que esperar do crescimento físico de seu filho."

"Esta obra trata de importantes assuntos como - caminhos para uma nova educação, diferentes relacionamentos familiares, incluindo um capítulo no qual o autor selecionou algumas perguntas que foram encaminhadas para ele por pais e mães aflitos ou preocupados em educar melhor seus filhos. Este livro tem o objetivo de devolver para a família a responsabilidade de educar os filhos, hoje atribuída à escola, dada a nova dinâmica familiar e profissional da sociedade ocidental. Içami Tiba se propõe a ajudar os pais nessa empreitada reforçando a importância de valores e atitudes como limites e diálogo. Ressalta também que os pais devem se sentir tranqüilos em relação à educação dada a seus filhos na medida em que lhes transmitem a responsabilidade pela própria felicidade dando-lhes a autonomia de que eles certamente precisarão na vida adulta."

Bjkas e uma feli
z semana das mães!

Nenhum comentário: