terça-feira, 11 de maio de 2010

Ele não quer comer !!! a história se repete!


Eu lembro nos mínimos detalhes da minha infância... e vejo o meu "bonequinho" fazendo a mesma coisa! e eu (as vezes) pirando no pirão como a minha mãe. Incrível!
Me recordo de todas as noites a minha mãe preparando uma jantinha muito boa... e eu franzindo o nariz... sempre dizendo: "quero pão com ovo" e lá ia a minha mãe fazer o tal do pão com ovo-
Hummm aquele cheirinho bom, está na minha memória ofativa até hoje - mas para deixar minha mamã de "cabelo em pé" eu pedia "Pudim Medeiros"... então minha mãe fazia o pudim...e eu comia um pouquinho e não queria mais.
Todos os dias era a mesma novela mexicana. Stress TOTAL!!!!
Meu pai ficava louco com as invenções da minha mãe para eu ficar forte... era ovo de pata, leite condensado, vitaminas mil... será que isso adianta?
Se isso estiver acontecendo ai... mantenha a calma é super normal, mas é preciso saber o quanto esta falta de apetite pode prejudica a saúde.
A partir de dois anos as crianças desenvolvem suas preferências - no meu caso era pão com ovo e pudim medeiros - nós não podemos passar as nossas ansiedades para as crianças, esperar muito que elas comam que a nossa comida vai agradar.
Outro fator importante a ser levado em consideração na falta de apetite também pode ser fruto da desaceleração do crescimento.
Tivemos uma experiência interessante neste fim de semana. Meu sobrinho Bibi esteve aqui no sábado... meu irmão estava reclamando que ele estava bem "bicudinho " para comer... Fiz uma sopinha de feijão com macarrão para o Bibi e para o Dom Vitão... resultado o bibi comeu um prato duplo... Nós demos a comida pra ele sem stress, não ficamos esperando se ele ia gostar.
Observei aquilo e comecei a aplicar no outro dia! O resultado foi Muito bom!

Algumas dicas para tentar minimizar o problema são:

*Nunca force seu filho a comer alimentos que os adultos da casa não comem (o exemplo é fundamental);

*Não faça "tocas" oferecendo algo de que ela gosta para convencê-la a comer;

* Dê uma variada no cardápio e prepare pratos com cores vivas e atraentes; para que ela desde cedo conheça o verdadeiro sabor dos alimentos, ofereça-os crus e sem molho (como cenoura, tomate, folhas); permita-lhe alguma liberdade de escolha;

*Habitue-a a comer junto com os adultos ao menos uma vez por dia;

*Ajude seu filho a identificar os alimentos dizendo-lhe seus nomes, para que ela aprenda a escolher o que quer.

Eu sei que dá um pouco de trabalho... mas ... faça com descontração e alegria ... Afinal o que dá mais trabalho? viver aquela ansiedade e aquele stress "de fazer pudim medeiros e pão com ovo" tentar dar uma de Professor Pardal e inventar todas aquelas receitas mirabolantes com ovo de pata e coisa e tal(horrível) - a minha mãe fez tudo com amor e tentando acertar, só que existem caminhos menos tortuosos não é verdade?

Mas caso a coisa fique complicada, você notar que seu filho está fraco, não queira brincar...

Corra para o Pediatra... só ele pode ajudar .

Beijokas para vcs!

E... Comer comer é o melhor para poder crescer...

Nenhum comentário: