segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Você duvida do poder da simplicidade?



Utilizado em bebês de baixo peso e em prematuros o método Mãe Canguru vem salvando vidas em todo mundo.
Em tempos de tecnicismo, médicos colombianos inovaram trocando o papel do especialista pelo familiar.
No inicio o método foi taxado de mais um paliativo a para UTIs sucateadas de países de terceiro mundo, mas em pouco tempo foi se mostrando muito eficaz.
O grande segredo é a estabilidade térmica do aconchego da pele e uma menor exposição das infecções hospitalares.
Atualmente o objetivo do método Mãe Canguru passou a ser um tratamento paralelo a bebês de baixo peso e prematuro, aprimorando a habilidades psicomotoras e o aleitamento estreitando o vinculo afetivo do bebê com os seus familiares.
No Brasil a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetricia selaram uma parceria com a UFNICEF  e o BNDES e diversos hospitais públicos a fim de estabelecer normas de atenção humanizada ao RN prematuro e de baixo peso.
Desta forma, o Método Mãe Canguru passou a ser promovido de maneira uniforme em todo Brasil.
O vínculo filial pode e deve ser fortalecido não apenas em países com menor acesso a tecnologia ou somente em prematuros ou com baixo peso, pois as necessidades afetivas  do bebê independem das  circunstâncias do seu nascimento. Quando um bebê permanece mais tempo ao cheiro , a voz, ao calor e os barulhos da mãe torna o ambiente novo mais receptivo a ele.
Enfim o Método Mãe Canguru nos mostra que pequenos gestos ainda merecem espaço, questionando as crenças de um mundo que duvida  do poder da simplicidade.
Para saber mais:
http://www.metodomaecanguru.org.br/home_flash.htm
Boa semana .
Karla
Fonte : Revista baby e Cia 
Ano 2 número 7

2 comentários:

fénix renascida disse...

O melhor método, para mim:)

Visita o meu blog:

http://srevoredo.blogspot.com
(EM DEFESA DO SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA)

Guria's disse...

Oi Karla!
Concordo contigo,a simplicidade de ter seu bebê aconchegado,lhe dando carinho,amor e proteção deveria ser visto com outros olhos pelos respectivos responsáveis.Acredito que a informação é a melhor maneira de divulgar os inúmeros benefícios do método mãe-canguru.Não conhecia o método quando meu primeiro filho nasceu com baixo peso no RS,já aqui em Floripa um dos poucos,senão a único hospital a oferecer o método é o HU que tem a política do Parto Humanizado. Não foi necessário usá-lo,pois meu segundo bebê nasceu a termo.Pesquisei muito a respeito dos carregadores de bebês,não era fácil encontrar em lojas,por isso eu mesma fiz o meu que uso desde que meu bebê tinha algumas semanas e vejo a diferença nele,segurança,afetividade,tranquilidade,qualidade do sono,reflexos,autonomia,etc em relação ao irmão que não usou o sling.Hj ele está com 1 ano e 5 meses e adora slingar.
Grande bj