quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sono do bebê - Dormir a noite toda e em horários certos... sorte, disciplina,treino e muita paciência.

Outro dia no fraldario do aeroporto de Porto alegre, encontrei uma mãe que me contou que seu bebê de 6 meses dorme depois de alguns segundos de coloca-lo no berço. Pensei cá com os meus botões... que bebê disciplinado... ou que mãe de sorte?
Eu já contei várias vezes aqui as minhas agruras da hora de dormir...
Cheguei a conclusão que o que faz um bebê dormir tranquilo, no horário e a noite toda é uma série de fatores... inclusive a sorte!
Quem me conhece sabe que eu detesto rotina... mas depois que virei mãe... rotina para o sono é algo muito importante, basta sairmos um só dia e o treino de meses "cai por água abaixo".
Comprei vários livros sobre o sono segui os passos e constatei que eles funcionam mesmo.
Segue algumas dicas se você quiser experimentar:
Estabeleça uma rotina do sono, eu fiz até planilha e foi bem satisfatório .Nesta planilha determine uma hora certa para dormir e acordar, esta é a parte que requer mais paciência e treino.
Crie um ambiente adequado para dormir, para soneca tente não lacrar o ambiente com escuridão e não se preocupe com barulhos externos.
Não alimente seu filho com chocolates, e alimentos com corantes perto da nora de dormir.
Comer ou mamar durante a madrugada não faz o bebê dormir melhor então tente aos poucos abolir a alimentação durante as madrugadas.
Tente colocar o bebê ainda acordado no berço esta é uma etapa que requer muita paciência, pois ele vai chorar e dependendo da idade tentar sair... mas não desista.
Uma coisa que funcionou comigo foi negociar um pequeno premio para cada dai que meu pequeno dormia na hora. Deu muito certo é importante estimular as atitudes positivas.
E o mais importante de tudo... Faça do sono uma prioridade, pois ele vai determinar o crescimento e o desenvolvimento do seu filho.
Bem, contei aqui a minha experiência... está dando certo... é claro que cada um é cada um.
Tente você estabelecer a melhor forma para fazer a hora de dormir sem stress e sem traumas.
Não é nada fácil mas com paciência, disciplina, treino e sorte (como tem a mãe do aeroporto) a gente chega lá.
bjkas
Acabei achando vídeo do bebê que eu encontrei no fraldario.
Resolvi postar aqui acho que é mágica desta mãe.
Aiii se todos fossem como o JF.
Felicidades para o JF e seus pais, sensacional.




Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Caro blogueiro,

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 está em pleno andamento. Precisamos vacinar 91 milhões de pessoas e, para isso, contamos com a sua ajuda. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br .

Atenciosamente,
Ministério da Saúde