terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Os Estudos comprovam!


Eu sempre observei a maneira que os meus pais e os pais da mesma geração tratavam o Toque... Constatei que poucos trocavam esse tipo de carinho... confesso que ainda me sinto carente .
Talvez seja por este motivo que eu dê tanta importância a estes momentos de afago com o meu bebê.
Quero que ele goste de beijar e ser beijado, abraçar e ser abraçado que não tenha medo ao dar um aperto de mão.
Faço de tudo para que ele se sinta seguro.
Para mim ter o meu filho tão perto de mim é uma senção MARAVILHOSA, tanto pra mim quanto pra ele.
Adoro ver aqueles olhinhos brilhares.
E o sling me proporciona isso.
Para mim, esta é uma experiência mais que comprovada.
A importância do toque


“Os Drs. Nicholas Cunningham e Elizabeth Ainsfield interessaram-se em determinar como afetava o relacionamento mãe-bebê e também o desenvolvimento deste o fato de a mãe carregá-lo num porta-bebês macio, em seus primeiros meses de vida. Os resultados preliminares revelaram diferenças significativas entre o grupo controle e o grupo experimental, com 15 bebês cada. Descobriu-se que as mães que levam os bebês em porta-bebês macios são, assim como os filhos, mais responsivas e coordenadas entre si que os pares de controle, com porta-bebês inflexíveis, de assento duro.” Nas palavras de Ashley Montagu (livro “Tocar: O significdo Humano da Pele” São Paulo – Summus – 1988 – Paginas 349 -350)


O livro o quel extrai o texto acima, trata da importância do “tocar” em todos os aspectos do desenvolvimento humano. O autor dedica especial atenção à pele e ao tocar para a saúde física e mental, mencionado a descoberta das funções imunológicas da pele e acentuando a importância do tocar, especialmente para os idosos. São relatadas novas pesquisa experimentais sobre os efeitos da privações do toque e é demonstrada a relação entre tocar e criar imagens. Montagu da ênfase especial à importância do tocar em situações psicoterapeuticas. Um livro altamente estimulante e provocativo.

Boa Dica de Leitura!